Tudo começou em uma pequena oficina mecânica

June 27, 2019

FOTO: Acervo Memorial Randon

Fonte: Folha de Caxias

As Empresas Randon, integradas por fabricantes de implementos para o transporte de cargas, de autopeças e de serviços financeiros, com sede em Caxias do Sul, completam 70 anos na segunda-feira (21). 

A companhia, que teve origem com uma oficina de reforma de motores em 1949, alcançou a liderança nos mercados onde atua graças à postura inovadora, mote que norteia a campanha comemorativa “Randon 70 anos: juntos, inovando por um futuro melhor”. 

O objetivo é valorizar, em ações ao longo de todo o ano, o legado das Empresas Randon e projetar seu futuro por meio da inovação e das pessoas. Uma das inspirações é a própria história do fundador, RaulRandon, falecido em março de 2018, e seu espírito empreendedor e visionário, reconhecido nacionalmente. 

Entre os exemplos de inovações que impulsionaram os negócios no decorrer dessas sete décadas, estão a criação do freio a ar (1954), a decisão de abertura de capital da companhia (1971) e a busca de parceiros globais para formação de joint ventures (anos 80 e 90) na competitiva área de autopeças. 

Em 2014, anteviu-se a necessidade de uma profunda readequação do modelo organizacional, tornando-o mais enxuto e eficiente, moldando a empresa para os novos tempos de crescimento. 

Com uma participação histórica na faixa de 40%, é líder em praticamente todos os mercados em que atua, como veículos para o transporte de carga, ferroviário e fora-de-estrada, sistemas automotivos, autopeças e serviços. 

Em seu conjunto, as Empresas Randon produzem um dos mais amplos portfólios de produtos do segmento de veículos comerciais correlacionados com o transporte de cargas dentre as empresas congêneres no mundo. Emprega em torno de 11 mil pessoas e registrou faturamento bruto, em 2017, de R$ 4,2 bilhões. 

“Conquistamos essa posição ao longo das décadas de muito trabalho, norteados na qualidade e no foco ao cliente, mas sem perder o olhar para as pessoas, que, em última instância, são quem constrói a história e o sucesso de uma empresa. Também sempre nos preocupamos em manter uma atuação responsável junto à comunidade, por meio de nossas ações sociais”, declara o presidente das EmpresasRandon, David Randon, no cargo desde 2009.