JUNTOS, INOVANDO POR UM FUTURO MELHOR

Para nós, pensar no futuro é pensar em uma vida melhor para as pessoas. Por isso, sempre investimos em inovação. Em tecnologias e soluções mais inteligentes para o transporte comercial. Em produtos mais seguros, fortes e confiáveis. Em processos de produção sustentáveis, que reaproveitam matéria-prima e protegem o meio ambiente. Assim, nos tornamos cada vez mais relevantes e também mais humanos. Tudo porque acreditamos que só é futuro se for mais inteligente, mais forte, mais sustentável, mais ágil. Só é futuro se for melhor.

FILME CAMPANHA RANDON 70 ANOS

QUEM SOMOS

Desde 1949, as Empresas Randon trabalham para uma vida melhor para as pessoas, produzindo um dos mais amplos portfólios de produtos do segmento de veículos comerciais correlacionados com o transporte de cargas, seja rodoviário, ferroviário, ou até mesmo fora de estrada, entre as empresas similares pelo mundo.

Investindo constantemente em inovação, a Randon é referência global e figura entre as maiores empresas privadas brasileiras, com liderança em todos os segmentos onde atua, contando com parceiros mundiais estratégicos. Através de tecnologias mais inteligentes e processos de produção sustentáveis, exporta para todos os continentes e faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa.

  • Uma das líderes de consórcios de bens pesados, além de estar entre as maiores administradoras de consórcios de imóveis do País.

  • Com atuação direcionada à cadeia de negócios das Empresas Randon, o Banco Randon oferece aos seus clientes a melhor opção de financiamento de acordo com cada necessidade.

  • Maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e uma das maiores do mundo.

  • Empresa que atua no desenvolvimento, fabricação, comercialização e assistência técnica de caminhões fora de estrada rígidos, retroescavadeiras, minicarregadeiras e peças de reposição.

  • Uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le atua com foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso.

  • Fabricante de suspensões e eixos, líder no mercado da América do Sul no fornecimento de suspensões para implementos e suspensões 6x2 e 6x4 para caminhões.

  • Maior fabricante de quinta roda do mundo, referência em componentes e sistemas de acoplamentos para veículos comerciais, sendo a principal fornecedora das maiores montadoras de caminhões e implementos.

  • A Master Sistemas Automotivos é a maior fabricante de freios para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques da América do Sul.

  • Além de fabricar conjuntos de cubo e tambor e de suportes fundidos de suspensões para ônibus, caminhões e reboques, a empresa também atua no mercado de montadoras de máquinas agrícolas e tratores.

COBERTURA 70 ANOS

Instituto Elisabetha Randon lança gibi “As aventuras de Raul & Nino”

03/10/2019

Foi lançado nesta quinta-feira o gibi “As aventuras de Raul & Nino”, que conta as histórias dos fundadores das Empresas Randon, Raul e Hercílio Randon, a partir da ilustração de cinco crianças atendidas pelo Programa Florescer, iniciativa de educação mantida pelo Instituto Elisabetha Randon. A criação do gibi faz parte das comemorações dos 70 anos das Empresas Randon.

Leia todas as histórias do gibi:

Para a diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa, filha de Raul e sobrinha de Hercílio (Nino), as situações retratadas na publicação são uma forma de disseminar entre crianças e adolescentes princípios e valores que nortearam a vida dos dois e, de certa forma, acompanham as Empresas Randon até hoje. “Raul e Hercílio tiveram uma trajetória reconhecida de empreendedorismo e de superação. Oferecermos esta publicação à sociedade é uma forma lúdica de perpetuar a história e estimular os jovens a não desistirem dos seus sonhos.”

A tiragem comemorativa de 25 mil exemplares será distribuída aos beneficiários do Programa Florescer em Caxias do Sul e para as cinco franquias, sendo duas em Vacaria (RS) e as outras em Bento Gonçalves/RS, Ribeirão Preto/SP e Maringá/PR. Cinco escolas municipais parceiras do programa também receberão o gibi, além de todos os funcionários das Empresas Randon, em alusão ao Dia das Crianças.

Durante o lançamento do gibi, também houve a apresentação da música “Randon 70 anos”. A letra foi criada pelo jornalista Régis Vargas especialmente para a ocasião, interpretada pela Orquestra Florescer, com os professores Rodrigo Maciel, Reginaldo Araldi e Damaris Gianni, e acordeonista Rafael De Boni. Os ilustradores-mirins entregaram exemplares ao público presente, após a sessão de autógrafos.

Programa Florescer

Idealizado pelo empresário Raul Anselmo Randon e uma das principais iniciativas de responsabilidade social do IER, o Programa Florescer supera os 5.490 atendimentos a beneficiários em 17 anos de existência, nos dois núcleos em operação em Caxias do Sul (RS) – Randon e Fras-le – e também 5.160 atendimentos fora de Caxias, nas franquias sociais Florescer.”Meu pai sempre amou o Florescer, que continuará contribuindo para uma melhor formação dos nossos jovens,” comenta Maurien.

A publicação recria situações ocorridas na vida dos irmãos Randon, algumas relatadas no livro “Os olhos de quem vê” e também no documentário “Viver e Acreditar”. Os fatos narrados nestas obras foram livremente adaptados e roteirizados pelo jornalista Régis Vargas e ilustrados pelos beneficiários Bryan Borsatto da Costa, Mateus Leonel Rodrigues, Naiara da Silva dos Santos, Weslley Severo Pereira e Yonder Diogo Gonçalves, do Programa Florescer.

Foto: João Lazarotto

saiba mais

Empresas Randon conquistam prêmio Top Ser Humano com programa de desenvolvimento voltado à inovação

10/09/2019

As Empresas Randon estão entre as vencedoras do prêmio Top Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), na categoria Organização. O reconhecimento será entregue em Porto Alegre, em 2 de outubro. A empresa receberá o reconhecimento pelo case “Randon ExO – a disrupção para transformar a cultura por meio das pessoas”, que relata o trabalho da primeira edição da iniciativa, ocorrida entre 2017 e 2018. Com o Randon Exo, as Empresas Randon estabeleceram uma nova forma de conexão com o ecossistema de inovação, buscando em startups soluções para demandas de back office em startups, ao mesmo tempo em que fomentaram na organização o desenvolvimento e a discussão sobre novas formas de trabalho. A iniciativa está ajudando a acelerar as transformações organizacionais necessárias para atender aos desafios da economia atualmente e para o futuro.

O movimento da ExO foi uma iniciativa protegida do dia-a-dia das Empresas Randon. Um grupo multidisciplinar atuou na OCA Brasil Innovative Hub (um hub de inovação em Caxias do Sul), com autonomia de agenda, reporte mensal a um comitê de gestores e suporte para os times dos projetos. Sua missão foi introduzir no ambiente das empresas uma nova forma de trabalho conectada a esse novo mundo e a novos modelos, dentre eles o de startups, com foco nas pessoas das Empresas Randon.

Nesse período, foram desenvolvidas sete estratégias de soluções de back office para todas as empresas. A célula buscou soluções ágeis para serem testadas rapidamente e que representassem ganhos de produtividade. A primeira resultou na atual Página de Carreiras das Empresas Randon, desenvolvida em parceria com a startup Gupy. Ela transformou em digital todo o processo de recrutamento e seleção da companhia e serviu como modelo e experiência para pensar projetos de forma diferente. Além desta, foram implantadas outras soluções, como uma plataforma de educação online e outra que alinhou o sistema de compra de passagens, reservas de hotéis e prestação de contas dos profissionais das Empresas Randon.

Embora as soluções tenham trazido ganhos e agilidades – a Página de Carreiras, por exemplo, trouxe uma redução de 30% nas despesas com recrutamento e seleção – para o diretor de Planejamento e RH das Empresas Randon, Daniel Ely, pos principais ganhos estão relacionados à cultura organizacional. “O Randon ExO foi uma disrupção na nossa forma de atuação se observarmos o âmbito interno e as formas de trabalho até então já estabelecidas nas Empresas Randon. Foi a primeira vez que a companhia afastou profissionais do seu dia-a-dia para agilizar a busca por soluções, dando uma autonomia muito grande, mas também desafios na mesma proporção. A agilidade com que encontramos soluções que geraram resultados e ganhos para a organização contribui para promover mais movimentos que apoiem a transformação digital necessária”, explica Ely.

A Randon Exo está na sua terceira turma, e hoje integra um dos programas do Instituto Hercílio Randon, instituição privada e sem fins lucrativos que tem como objetivo principal apoiar todas as unidades das Empresas Randon no fortalecimento da cultura de inovação. A terceira edição do Randon Exo, que iniciou em agosto, contempla pela primeira vez profissionais das nove unidades diretamente controladas pelas Empresas Randon, totalizando 15 pessoas.

saiba mais

Empresas Randon entregam Medalha Raul Randon em celebração dos 70 anos

30/08/2019

Diante de um público de aproximadamente 500 pessoas, entre clientes, colaboradores, autoridades, amigos, familiares e parceiros, as Empresas Randon celebraram seus 70 anos com a entrega da Medalha Raul Randon àqueles que ajudaram a construir sua história. Os convidados celebraram a noite com intensa programação artística e viveram momento de emoção no brinde especial conduzido pela matriarca da família, Da. Nilva Randon.

Os reconhecidos com a primeira edição da homenagem receberam uma medalha com a imagem de Raul Randon com a mensagem: “Reconhecer os bons parceiros é um legado de Raul Randon” em seis categorias: Responsabilidade Social, Inovação, Institucional, Funcionários, Clientes e Empreendedorismo. As entregas foram realizadas, respectivamente, por Maurien Randon Barbosa, David Randon, Daniel Randon, Roseli Randon, Nilva Randon e Alexandre Randon.

A celebração aconteceu nos Pavilhões da Festa da Uva, em um ambiente que mesclou inovação e história de um legado deixado pelos irmãos, Hercílio e Raul Randon, que fundaram a empresa em 1949.

Confira quem foram os homenageados com a Medalha Raul Randon:

Responsabilidade Social: TransPanorama – É integrante e líder do G10, grupo que reúne as 10 mais importantes empresas de transporte de carga do País. Detém certificação ISO 39001, sobre sistemas de gestão da segurança viária, com foco na segurança dos motoristas, das pessoas, da carga e dos veículos.

Inovação: Deomedes Marocco – Foi responsável pelas áreas de produto e tecnologia da Randon Implementos, tendo contribuído para a evolução do portfólio de produtos, evolução tecnológica e para o desenvolvimento do corpo técnico das Empresas Randon nestes 70 anos de história.

Institucional: Banco Bradesco – Reconhecido pelo papel importante na história de relacionamento com as Empresas Randon, a instituição financia os projetos da empresa há muitos anos, tendo esta parceria sido estendida a todas as unidades do grupo instaladas no Brasil.

Funcionários: Adão da Silva – Foi reconhecido pela relação duradoura com a empresa, onde trabalhou por quase 30 anos, tendo sido o criador da Roda de Chimarrão. Também propôs a realização da “Cavalgada Raul Randon”, reunindo dezenas de CTGs da região e funcionários das Empresas Randon.

Cliente – Dalla Valle Transportes – Tem uma longa e conhecida história com a empresa, tendo sido o cliente número 1 da Randon implementos.

Empreendedorismo: Marcopolo – Também com 70 anos de história, a empresa teve sua trajetória construída pelo fundador Paulo Belini, um empreendedor como Raul Randon. Ambos trocavam ideias sobre mercado e processos, tendo muito contribuído para o desenvolvimento da região.

Fotos: Alex Battistel

saiba mais

GALERIA DE FOTOS

Veja momentos marcantes desta história.