Instituto Elisabetha Randon lança gibi “As aventuras de Raul & Nino”

outubro 3, 2019

Foi lançado nesta quinta-feira o gibi “As aventuras de Raul & Nino”, que conta as histórias dos fundadores das Empresas Randon, Raul e Hercílio Randon, a partir da ilustração de cinco crianças atendidas pelo Programa Florescer, iniciativa de educação mantida pelo Instituto Elisabetha Randon. A criação do gibi faz parte das comemorações dos 70 anos das Empresas Randon.

Leia todas as histórias do gibi:

Para a diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa, filha de Raul e sobrinha de Hercílio (Nino), as situações retratadas na publicação são uma forma de disseminar entre crianças e adolescentes princípios e valores que nortearam a vida dos dois e, de certa forma, acompanham as Empresas Randon até hoje. “Raul e Hercílio tiveram uma trajetória reconhecida de empreendedorismo e de superação. Oferecermos esta publicação à sociedade é uma forma lúdica de perpetuar a história e estimular os jovens a não desistirem dos seus sonhos.”

A tiragem comemorativa de 25 mil exemplares será distribuída aos beneficiários do Programa Florescer em Caxias do Sul e para as cinco franquias, sendo duas em Vacaria (RS) e as outras em Bento Gonçalves/RS, Ribeirão Preto/SP e Maringá/PR. Cinco escolas municipais parceiras do programa também receberão o gibi, além de todos os funcionários das Empresas Randon, em alusão ao Dia das Crianças.

Durante o lançamento do gibi, também houve a apresentação da música “Randon 70 anos”. A letra foi criada pelo jornalista Régis Vargas especialmente para a ocasião, interpretada pela Orquestra Florescer, com os professores Rodrigo Maciel, Reginaldo Araldi e Damaris Gianni, e acordeonista Rafael De Boni. Os ilustradores-mirins entregaram exemplares ao público presente, após a sessão de autógrafos.

Programa Florescer

Idealizado pelo empresário Raul Anselmo Randon e uma das principais iniciativas de responsabilidade social do IER, o Programa Florescer supera os 5.490 atendimentos a beneficiários em 17 anos de existência, nos dois núcleos em operação em Caxias do Sul (RS) – Randon e Fras-le – e também 5.160 atendimentos fora de Caxias, nas franquias sociais Florescer.”Meu pai sempre amou o Florescer, que continuará contribuindo para uma melhor formação dos nossos jovens,” comenta Maurien.

A publicação recria situações ocorridas na vida dos irmãos Randon, algumas relatadas no livro “Os olhos de quem vê” e também no documentário “Viver e Acreditar”. Os fatos narrados nestas obras foram livremente adaptados e roteirizados pelo jornalista Régis Vargas e ilustrados pelos beneficiários Bryan Borsatto da Costa, Mateus Leonel Rodrigues, Naiara da Silva dos Santos, Weslley Severo Pereira e Yonder Diogo Gonçalves, do Programa Florescer.

Foto: João Lazarotto